Trilha do Morro do Rapa

Testemunha de um dos eventos históricos mais importantes da história de Florianópolis, a invasão espanhola no século XVIII, o Morro do Rapa, no extremo norte da Ilha de Santa Catarina, faz, hoje, parte do “Caminho Brasileiro” de Santiago de Compostela. Repleta, além de histórias, de belíssimos cenários naturais, a Trilha do Morro do Rapa, que liga as comunidades da Praia Brava e Lagoinha da Ponta das Canas, conserva ainda as suas raízes como caminho de pescadores de um lado e de roças e pastos de outro, além de servir a atividades badaladas, atualmente, como o parapente e a escalada.

Dica Let’s Hike: Fazer a trilha no sentido Brava-Lagoinha, aproveitando para descansar em um dos restaurantes locais contemplando as águas calmas da Praia da Lagoinha.

Anterior
Próximo

Características

Testemunha de um dos eventos históricos mais importantes da história de Florianópolis, a invasão espanhola no século XVIII, o Morro do Rapa, no extremo norte da Ilha de Santa Catarina, faz, hoje, parte do “Caminho Brasileiro” de Santiago de Compostela. Repleta, além de histórias, de belíssimos cenários naturais, a Trilha do Morro do Rapa, que liga as comunidades da Praia Brava e Lagoinha da Ponta das Canas, conserva ainda as suas raízes como caminho de pescadores de um lado e de roças e pastos de outro, além de servir a atividades badaladas, atualmente, como o parapente e a escalada.

Fundada a colônia portuguesa do Santíssimo Sacramento, em 1680, acirrava-se a disputa com os espanhóis pelo comércio do Rio da Prata. A criação da província de Santa Catarina, em 1738, deveria, justamente, assegurar um porto seguro às embarcações de apoio portuguesas às novas colônias ao sul. Contudo, no ano de 1777, uma esquadra espanhola composta por cerca de 120 naus, fundeava no interior do Rapa para tomar em seguida, por terra, a Fortaleza de São José da Ponta Grossa. Em apenas quatro dias Nossa Senhora do Desterro, atual Florianópolis, achava-se rendida.

O domínio espanhol do principal porto natural, no sul do Novo Mundo, não durou um ano sequer. Produto da belicosa época a “Atalaia da Ponta do Rapa” desapareceu sem deixar vestígios. Contudo, na atual Trilha do Morro do Rapa um portal, formado por grandes pedras de granito, permite, como a antiga Vigia do Norte, contemplar a imensidão do mar. Outros mirantes naturais se oferecem ao longo da trilha, sendo o do alto de uma área de escalada chamada de “Agulhinha”, acessível por um ramal secundário, o mais impressionante e perigoso deles, ainda mais sem estrutura alguma para visitação.

Eventualmente, o gado ainda circula pela cumeada do Morro do Rapa, bem como plantações de mandioca surgem em antigas roças. Porém, apenas a pesca se mantém com atividade tradicional na Trilha do Morro do Rapa. Além dos pesqueiros no costão vigias para a pesca da tainha são encontradas em ramais secundários na ponta da trilha na Lagoinha. Atualmente, a vegetação em regeneração assiste novos usos para a trilha, como o do “Caminho Brasileiro” de Santiago de Compostela. O trecho na Ilha, com cerca de 21 quilômetros, serve, oficialmente, como início do “Caminho Espanhol”, desde 2017.

Especificações Técnicas

Início: Av. Epitácio Bittencourt, nº 728.
Final: Rua Cônego Valmor Costa, nº 709.
Trajeto: “Mirante da Praia Brava” (altitude: ±58 m) até a comunidade da Lagoinha da Ponta das Canas (altitude: ±27 m) pela Trilha do Morro do Rapa.
Distância total: cerca de 3,00 quilômetros.
Duração estimada: 1 h 13 minutos.
Desnível total de subida: ±174 m e descida: ±200 m.
Condições específicas: trecho em declive acentuado.

Receba novidades sobre as trilhas

Caminho da Costa da Lagoa

Percorre a orla oeste da Lagoa da Conceição até a comunidade tradicional da Costa da Lagoa. É um caminho secular que passa por sítios históricos, tais como ruínas, engenhos, sobrados e casarões, além de belíssimas paisagens. Destaque para gastronomia local. Dica Floripa Hike: Aproveite a parada na cachoeira, almoce em alguns dos restaurantes locais e volte de barquinho aproveitando um passeio completo.

Leia mais »

Caminho dos Pescadores (Trilha do Gravatá)

O Caminho dos Pescadores liga o Retiro da Lagoa à pequenina, mas também belíssima, Praia do Gravatá. Seu trajeto, embora curto, revela-se rico de belezas naturais. Ramais secundários do caminho ainda conduzem a outros mirantes naturais encantadores como o da “Pedra do Urubu” com 141 m de altitude, cuja vista da Lagoa da Conceição e praias Mole e Galheta divide os olhares com a prática de rapel no local.
Condições específicas: Grande parte do trajeto com exposição direta ao sol e risco de queda no vazio.

Leia mais »

Trilha da Boa Vista

Localizada no interior do Monumento Natural Municipal da Galheta, a trilha liga a comunidade a da Barra da Lagoa à praia da Galheta. Tradicionalmente utilizada por pescadores, tem como destaques seus mirantes naturais que permitem contemplar toda a costa leste da ilha. Dica Floripa Hike: Levar bastante água e se proteger do sol, pois a trilha é bastante aberta. Passando a praia da Galheta para a praia Mole, a dica é pedir um Açaí para se refrescar tomando um banho nas águas geladas de mar aberto.

Leia mais »

Caminho dos Naufragados

Num dos cenários mais deslumbrantes da Ilha de Santa Catarina um pacote histórico completo sobre Florianópolis. Decididamente não faltam atrativos ao extremo sul da Ilha, sendo o Caminho dos Naufragados o principal meio de acesso a ele. De oficinas líticas, de antes da chegada dos navegadores europeus, a ruínas de engenhos, em funcionamento até o século passado, a Praia dos Naufragados ainda é uma joia natural ladeada por 03 Unidades de Conservação (UCs): o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PEST) e as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Entorno Costeiro e da Baleia Franca.

Leia mais »

Trilha do Saquinho

A Trilha do Saquinho une a antiga comunidade do Rio das Pacas, famosa por sua cachoeira, a um dos lugarejos mais lindos e isolados de Florianópolis: a Praia do Saquinho. Calçada pelos próprios moradores, no término do século passado, a trilha segue atualmente, em grande parte, pelo Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri. Seu trajeto, embora curto, pela encosta do morro acima da Ponta das Pacas, permite a companhia de uma encantadora vista panorâmica até a Pedra da Vigia, onde surge aos olhos a fascinante Praia do Saquinho, encravada no pequenino Saco do Caldeirão.

Leia mais »

Trilha do Morro do Lampião

O Caminho do Morro do Lampião é hoje o principal meio de acesso à Pedra do Urubu, um dos mirantes naturais mais populares de Florianópolis. Sua vista panorâmica abarca uma grande extensão do leste da Ilha de Santa Catarina com a linda Ilha do Campeche ao fundo. Embora curto em extensão não faltam atrativos ao caminho na forma de mirantes naturais em várias direções, o que torna a caminhada um verdadeiro deleite visual.

Leia mais »