Trilha do Morro do Lampião

Um morro de vários nomes, um estradão com nome de servidão. O Caminho do Morro do Lampião é hoje o principal meio de acesso à Pedra do Urubu, um dos mirantes naturais mais populares de Florianópolis. Situada no alto do morro também conhecido como da Fazenda e do Campeche, sua vista panorâmica abarca uma grande extensão do leste da Ilha de Santa Catarina com a linda Ilha do Campeche ao fundo. Embora curto em extensão não faltam atrativos ao Caminho do Morro do Lampião na forma de mirantes naturais em várias direções, o que torna a caminhada um verdadeiro deleite visual.

Anterior
Próximo

Características

Cerca de um século atrás o Campeche era escolhido como ponto de escala técnica para os aviões do correio aéreo francês que faziam a rota entre Paris e Buenos Aires. Para evitar choques das aeronaves com o antigo Morro do Mato de Dentro, vizinho do campo de aviação e parada obrigatória para os pilotos da Compagnie Génerale Aeropostale, era preciso iluminá-lo para pousos e decolagens noturnas. Segundo alguns, um lampião era aceso no alto da Pedra do Urubu, segundo outros dezenas deles iluminavam o morro que passou a ser conhecido então como dos Lampiões ou do Lampião.

Se as luzes artificiais no alto do Morro do Caboclo desapareceram nos anos de 1940, as roças de café e milho, entre outras, voltadas à subsistência das famílias locais seguiram por ainda mais 20 anos, até o derradeiro declínio das lavouras e engenhos na Ilha de Santa Catarina. Diz-se até que o estradão aberto para a instalação de uma antena no alto do morro, anos mais, tarde valeu-se de partes de um antigo caminho de roça. Fato é que o Caminho do Morro do Lampião, atual estradão de terra batida, pedras e areão possui um projeto de lei para sua inclusão no rol de trilhas e caminhos oficiais de Florianópolis.

Além da agricultura, cujos resquícios podem ser vistos através da regeneração vegetal ao longo do Caminho do Morro do Lampião, diz-se que pedras de granito também fizeram parte, junto com a lenha, do extrativismo local no passado. Felizmente, a Pedra do Urubu, que marca o topo do Morro do Lampião, sobreviveu a tal época, bem como outras lajes, voltadas cada qual para uma direção permitindo uma vista panorâmica privilegiada de ângulos diferentes. Atualmente, busca-se tornar grande parte do Morro do Lampião numa Unidade de Conservação do tipo Refúgio da Vida Silvestre.

Especificações Técnicas

Início: Campeche, Rua Pau de Canela, nº 821.
Final: “Laje do Leste”.
Trajeto: Campeche (altitude: ±18 m) até a “Laje Leste” (altitude: ±212 m) pelo Caminho do Morro do Lampião.
Distância total: cerca de 1,2 quilômetros.
Duração estimada: 1 h e 12 m.
Desnível total de subida: ±196 m e descida: ±4 m.
Condições específicas: sem acesso à água potável, trechos escorregadios e grande parte do trajeto com exposição direta ao sol.

Receba novidades sobre as trilhas

Caminho da Costa da Lagoa

Percorre a orla oeste da Lagoa da Conceição até a comunidade tradicional da Costa da Lagoa. É um caminho secular que passa por sítios históricos, tais como ruínas, engenhos, sobrados e casarões, além de belíssimas paisagens. Destaque para gastronomia local. Dica Floripa Hike: Aproveite a parada na cachoeira, almoce em alguns dos restaurantes locais e volte de barquinho aproveitando um passeio completo.

Leia mais »

Caminho dos Pescadores (Trilha do Gravatá)

O Caminho dos Pescadores liga o Retiro da Lagoa à pequenina, mas também belíssima, Praia do Gravatá. Seu trajeto, embora curto, revela-se rico de belezas naturais. Ramais secundários do caminho ainda conduzem a outros mirantes naturais encantadores como o da “Pedra do Urubu” com 141 m de altitude, cuja vista da Lagoa da Conceição e praias Mole e Galheta divide os olhares com a prática de rapel no local.
Condições específicas: Grande parte do trajeto com exposição direta ao sol e risco de queda no vazio.

Leia mais »

Trilha da Boa Vista

Localizada no interior do Monumento Natural Municipal da Galheta, a trilha liga a comunidade a da Barra da Lagoa à praia da Galheta. Tradicionalmente utilizada por pescadores, tem como destaques seus mirantes naturais que permitem contemplar toda a costa leste da ilha. Dica Floripa Hike: Levar bastante água e se proteger do sol, pois a trilha é bastante aberta. Passando a praia da Galheta para a praia Mole, a dica é pedir um Açaí para se refrescar tomando um banho nas águas geladas de mar aberto.

Leia mais »

Caminho dos Naufragados

Num dos cenários mais deslumbrantes da Ilha de Santa Catarina um pacote histórico completo sobre Florianópolis. Decididamente não faltam atrativos ao extremo sul da Ilha, sendo o Caminho dos Naufragados o principal meio de acesso a ele. De oficinas líticas, de antes da chegada dos navegadores europeus, a ruínas de engenhos, em funcionamento até o século passado, a Praia dos Naufragados ainda é uma joia natural ladeada por 03 Unidades de Conservação (UCs): o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PEST) e as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Entorno Costeiro e da Baleia Franca.

Leia mais »

Trilha do Saquinho

A Trilha do Saquinho une a antiga comunidade do Rio das Pacas, famosa por sua cachoeira, a um dos lugarejos mais lindos e isolados de Florianópolis: a Praia do Saquinho. Calçada pelos próprios moradores, no término do século passado, a trilha segue atualmente, em grande parte, pelo Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri. Seu trajeto, embora curto, pela encosta do morro acima da Ponta das Pacas, permite a companhia de uma encantadora vista panorâmica até a Pedra da Vigia, onde surge aos olhos a fascinante Praia do Saquinho, encravada no pequenino Saco do Caldeirão.

Leia mais »

Trilha do Morro do Lampião

O Caminho do Morro do Lampião é hoje o principal meio de acesso à Pedra do Urubu, um dos mirantes naturais mais populares de Florianópolis. Sua vista panorâmica abarca uma grande extensão do leste da Ilha de Santa Catarina com a linda Ilha do Campeche ao fundo. Embora curto em extensão não faltam atrativos ao caminho na forma de mirantes naturais em várias direções, o que torna a caminhada um verdadeiro deleite visual.

Leia mais »