Trilha da Lagoinha do Leste

Dunas, pontas, costões, riachos e laguna, tudo emoldurado por um maciço de morros repleto do verde da Mata Atlântica. A Trilha da Lagoinha do Leste liga a antiga vila de pescadores do Pântano do Sul à paradisíaca Praia da Lagoinha do Leste, considerada por muitos como a mais bela da Ilha de Santa Catarina. Hoje o principal acesso terrestre ao Parque Natural Municipal da Lagoinha do Leste é também uma das trilhas mais famosa de Florianópolis. Revitalizada no ano de 2016, a Trilha da Lagoinha do Leste é o portal de entrada a um dos cenários naturais mais lindos do mundo.

Dica Let’s Hike: Há uma bica de água onde pode-se encher os cantis na volta. Voltando cedo dá para aproveitar os restaurantes na praia do Pantano do Sul após o passeio.

Anterior
Próximo

Características

Apesar de curta em extensão a Trilha da Lagoinha do Leste requer fôlego para vencer a muralha natural em forma de morros do maciço que guarda a praia e sua serpenteante laguna, cercada em parte, por dunas cobertas por restinga. Não existem estradas para a Lagoinha do Leste, embora no século passado houvesse moradores, inclusive nascidos lá no arrabalde, no tempo que o Pântano do Sul e a Armação eram ainda arrais da Ilha. Próximo ao principal córrego que cruza a trilha, no antigo caminho aos pastos do morro, morava Dona Ernestina e família. O chão de sua casa, em meio ao mato, ainda persiste.

Com a partida das pessoas e na sequência dos animais de criação os antigos pastos e roças cruzados pela trilha tornaram-se áreas de sucessão vegetal, indo da capoeirinha ao capoeirão. E embora até engenho tenha existido na Lagoinha do Leste quem hoje contempla sua paisagem sensacional imagina que a mata primária, atribuída à parte das encostas de sua morraria, seja regra geral. Na realidade, após o tombamento da bacia hidrográfica da Lagoinha como patrimônio natural e paisagístico em 1987, foi a criação do parque cinco anos depois que salvou a região como se conhece hoje, belíssima.

Das atividades tradicionais preserva-se a pesca artesanal, inclusive como objetivo da Unidade de Conservação, recriada em 2018 com seu nome atual: Parque Natural Municipal da Lagoinha do Leste. No presente o mar arredio da Lagoinha é dividido com a galera do surfe, os barcos que levam e trazem, na alta temporada de verão, um número cada vez maior de turistas e, finalmente, o limite norte da Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. No inverno, as graciosas baleias da espécie Eubalaena australis podem ser avistadas no litoral catarinense durante a sua temporada reprodutiva.

Especificações Técnicas

Início: Pântano do Sul, Servidão Manoel Pedro de Oliveira, nº 102.
Final: Praia da Lagoinha do Leste.
Trajeto: Pântano do Sul (altitude: 2 m) até a Praia da Lagoinha do Leste (altitude 1 m) pela Trilha da Lagoinha do Leste.
Distância total: cerca de 2,4 quilômetros.
Duração estimada: 2 h e 07 minutos.
Desnível total de subida: ±206 m e descida: ±207 m.
Condições específicas: trechos com declividade acentuada.

Mapa do trecho principal

Mapa do trecho alternativo

Receba novidades sobre as trilhas

Caminho da Costa da Lagoa

Percorre a orla oeste da Lagoa da Conceição até a comunidade tradicional da Costa da Lagoa. É um caminho secular que passa por sítios históricos, tais como ruínas, engenhos, sobrados e casarões, além de belíssimas paisagens. Destaque para gastronomia local. Dica Floripa Hike: Aproveite a parada na cachoeira, almoce em alguns dos restaurantes locais e volte de barquinho aproveitando um passeio completo.

Leia mais »

Caminho dos Pescadores (Trilha do Gravatá)

O Caminho dos Pescadores liga o Retiro da Lagoa à pequenina, mas também belíssima, Praia do Gravatá. Seu trajeto, embora curto, revela-se rico de belezas naturais. Ramais secundários do caminho ainda conduzem a outros mirantes naturais encantadores como o da “Pedra do Urubu” com 141 m de altitude, cuja vista da Lagoa da Conceição e praias Mole e Galheta divide os olhares com a prática de rapel no local.
Condições específicas: Grande parte do trajeto com exposição direta ao sol e risco de queda no vazio.

Leia mais »

Trilha da Boa Vista

Localizada no interior do Monumento Natural Municipal da Galheta, a trilha liga a comunidade a da Barra da Lagoa à praia da Galheta. Tradicionalmente utilizada por pescadores, tem como destaques seus mirantes naturais que permitem contemplar toda a costa leste da ilha. Dica Floripa Hike: Levar bastante água e se proteger do sol, pois a trilha é bastante aberta. Passando a praia da Galheta para a praia Mole, a dica é pedir um Açaí para se refrescar tomando um banho nas águas geladas de mar aberto.

Leia mais »

Caminho dos Naufragados

Num dos cenários mais deslumbrantes da Ilha de Santa Catarina um pacote histórico completo sobre Florianópolis. Decididamente não faltam atrativos ao extremo sul da Ilha, sendo o Caminho dos Naufragados o principal meio de acesso a ele. De oficinas líticas, de antes da chegada dos navegadores europeus, a ruínas de engenhos, em funcionamento até o século passado, a Praia dos Naufragados ainda é uma joia natural ladeada por 03 Unidades de Conservação (UCs): o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PEST) e as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Entorno Costeiro e da Baleia Franca.

Leia mais »

Trilha do Saquinho

A Trilha do Saquinho une a antiga comunidade do Rio das Pacas, famosa por sua cachoeira, a um dos lugarejos mais lindos e isolados de Florianópolis: a Praia do Saquinho. Calçada pelos próprios moradores, no término do século passado, a trilha segue atualmente, em grande parte, pelo Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri. Seu trajeto, embora curto, pela encosta do morro acima da Ponta das Pacas, permite a companhia de uma encantadora vista panorâmica até a Pedra da Vigia, onde surge aos olhos a fascinante Praia do Saquinho, encravada no pequenino Saco do Caldeirão.

Leia mais »

Trilha do Morro do Lampião

O Caminho do Morro do Lampião é hoje o principal meio de acesso à Pedra do Urubu, um dos mirantes naturais mais populares de Florianópolis. Sua vista panorâmica abarca uma grande extensão do leste da Ilha de Santa Catarina com a linda Ilha do Campeche ao fundo. Embora curto em extensão não faltam atrativos ao caminho na forma de mirantes naturais em várias direções, o que torna a caminhada um verdadeiro deleite visual.

Leia mais »