Trilha da Boa Vista

No encontro de um atalho de pescadores e um antigo caminho de gado surgiu uma das trilhas mais famosas de Florianópolis atualmente. São vários mirantes naturais e pontos de vista panorâmica de perder o fôlego ao longo da cumeada de um belo morro cravejado de pedras e lajeados em granito.

Hoje a Trilha da Boa Vista liga a histórica comunidade pesqueira da Barra da Lagoa à trilha vizinha que une a Fortaleza da Barra à maravilhosa Praia da Galheta, também conhecida pelo nudismo opcional. E tudo isso numa Unidade de Conservação repleta de encantos, o Monumento Natural Municipal da Galheta.

Dica Floripa Hike: Levar bastante água e se proteger do sol, pois a trilha é bastante aberta. Passando a praia da Galheta para a praia Mole, a dica é pedir um Açaí para se refrescar tomando um banho nas águas geladas de mar aberto.

Anterior
Próximo

Características

No encontro de um atalho de pescadores e um antigo caminho de gado surgiu uma das trilhas mais famosas de Florianópolis atualmente. São vários mirantes naturais e pontos de vista panorâmica de perder o fôlego ao longo da cumeada de um belo morro cravejado de pedras e lajeados em granito. Hoje a Trilha da Boa Vista liga a histórica comunidade pesqueira da Barra da Lagoa à trilha vizinha que une a Fortaleza da Barra à maravilhosa Praia da Galheta, também conhecida pelo nudismo opcional. E tudo isso numa Unidade de Conservação repleta de encantos, o Monumento Natural Municipal da Galheta.

Trechos de chão batido e areão, em meio a pedras e até afloramentos rochosos, se intercalam entre os quatro principais mirantes naturais da Trilha da Boa Vista, cujo nome se deve ao mais famoso deles, de onde se descortina uma das vistas mais lindas de toda a Ilha de Santa Catarina. Curiosamente, apesar da forma atual da Pedra da Boa Vista já contar séculos de existência um dos principais atrativos do seu quadro visual é relativamente recente: somente em 1982, com a intervenção humana, o antigo rio que conectava a Lagoa da Conceição ao mar tornou-se um canal com fluxo permanente.

Na vegetação, em regeneração, a capoeirinha acompanha a maior parte do trajeto pelo Morro da Galheta, herança da época em que roças e pastos eram movidos a queimadas em toda a Ilha de Santa Catarina. Revitalizada, parcialmente no ano de 2016, no verão é ainda comum o mato alto avançar sobre a Trilha da Boa Vista. Entretanto, mais preocupante é o avanço de outros elementos novos ao cenário natural: as espécies exóticas invasoras, entre elas a do pinheiro americano (Pinus sp.), cujas sementes aladas foram trazidas a partir dos anos 1960 de uma antiga Estação Florestal no vizinho Rio Vermelho.

Situada num parque natural criado em 1990 a Trilha da Boa Vista, viu, por fim, a Unidade de Conservação ser recategorizada como Monumento Natural Municipal da Galheta no ano de 2016. Entre os seus objetivos estão: contribuir para a preservação e a restauração da diversidade de ecossistemas naturais, suprimindo todo o tipo de vegetação exótica, como o capim gordura (Melinis minutiflora) e a piteira (Furcraea foetida), o que é feito com a ajuda de organizações da sociedade civil, e proteger paisagens naturais e pouco alteradas de notável beleza cênica, como às vistas ao longo da Trilha da Boa Vista.

Especificações Técnicas - Até a Galheta

Início: Barra da Lagoa, Rua Laurindo José de Souza, após ponte do Canal da Barra.
Final: Praia da Galheta.
Trajeto: Barra da Lagoa (altitude: 2 m) até a Praia da Galheta (altitude: 0 m) através das trilhas da Boa Vista e da Fortaleza da Barra à Galheta). Distância total: cerca de 2,93 quilômetros.
Duração estimada: 2 h e 13 minutos.
Desnível total de subida: ±207 m e descida: ±208 m.
Condições específicas: sem água potável e grande parte do trajeto com exposição direta ao sol.

Trilha pelo trecho principal

Especificações Técnicas - Até a Fortaleza Barra

Início: Barra da Lagoa, Rua Laurindo José de Souza, após ponte do Canal da Barra.
Final: Fortaleza da Barra da Lagoa.
Trajeto: Barra da Lagoa (altitude: 2 m) até a Fortaleza da Barra da Lagoa (altitude: 45 m) através das trilhas da Boa Vista e da Fortaleza da Barra à Galheta).
Distância total: cerca de 2,52 quilômetros.
Duração estimada: 1 h e 57 minutos.
Desnível total de subida: ±207 m e descida: ±151 m.
Condições específicas: grande parte do trajeto com exposição direta ao sol.

Receba novidades sobre as trilhas

Caminho da Costa da Lagoa

Percorre a orla oeste da Lagoa da Conceição até a comunidade tradicional da Costa da Lagoa. É um caminho secular que passa por sítios históricos, tais como ruínas, engenhos, sobrados e casarões, além de belíssimas paisagens. Destaque para gastronomia local. Dica Floripa Hike: Aproveite a parada na cachoeira, almoce em alguns dos restaurantes locais e volte de barquinho aproveitando um passeio completo.

Leia mais »

Caminho dos Pescadores (Trilha do Gravatá)

O Caminho dos Pescadores liga o Retiro da Lagoa à pequenina, mas também belíssima, Praia do Gravatá. Seu trajeto, embora curto, revela-se rico de belezas naturais. Ramais secundários do caminho ainda conduzem a outros mirantes naturais encantadores como o da “Pedra do Urubu” com 141 m de altitude, cuja vista da Lagoa da Conceição e praias Mole e Galheta divide os olhares com a prática de rapel no local.
Condições específicas: Grande parte do trajeto com exposição direta ao sol e risco de queda no vazio.

Leia mais »

Trilha da Boa Vista

Localizada no interior do Monumento Natural Municipal da Galheta, a trilha liga a comunidade a da Barra da Lagoa à praia da Galheta. Tradicionalmente utilizada por pescadores, tem como destaques seus mirantes naturais que permitem contemplar toda a costa leste da ilha. Dica Floripa Hike: Levar bastante água e se proteger do sol, pois a trilha é bastante aberta. Passando a praia da Galheta para a praia Mole, a dica é pedir um Açaí para se refrescar tomando um banho nas águas geladas de mar aberto.

Leia mais »

Caminho dos Naufragados

Num dos cenários mais deslumbrantes da Ilha de Santa Catarina um pacote histórico completo sobre Florianópolis. Decididamente não faltam atrativos ao extremo sul da Ilha, sendo o Caminho dos Naufragados o principal meio de acesso a ele. De oficinas líticas, de antes da chegada dos navegadores europeus, a ruínas de engenhos, em funcionamento até o século passado, a Praia dos Naufragados ainda é uma joia natural ladeada por 03 Unidades de Conservação (UCs): o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro (PEST) e as Áreas de Proteção Ambiental (APAs) do Entorno Costeiro e da Baleia Franca.

Leia mais »

Trilha do Saquinho

A Trilha do Saquinho une a antiga comunidade do Rio das Pacas, famosa por sua cachoeira, a um dos lugarejos mais lindos e isolados de Florianópolis: a Praia do Saquinho. Calçada pelos próprios moradores, no término do século passado, a trilha segue atualmente, em grande parte, pelo Monumento Natural Municipal da Lagoa do Peri. Seu trajeto, embora curto, pela encosta do morro acima da Ponta das Pacas, permite a companhia de uma encantadora vista panorâmica até a Pedra da Vigia, onde surge aos olhos a fascinante Praia do Saquinho, encravada no pequenino Saco do Caldeirão.

Leia mais »

Trilha do Morro do Lampião

O Caminho do Morro do Lampião é hoje o principal meio de acesso à Pedra do Urubu, um dos mirantes naturais mais populares de Florianópolis. Sua vista panorâmica abarca uma grande extensão do leste da Ilha de Santa Catarina com a linda Ilha do Campeche ao fundo. Embora curto em extensão não faltam atrativos ao caminho na forma de mirantes naturais em várias direções, o que torna a caminhada um verdadeiro deleite visual.

Leia mais »